Evitar ser estúpido é mais fácil que buscar ser brilhante


Eu prefiro não parecer um idiota.

E evitar ser estúpido é mais fácil que buscar ser brilhante! Não preciso ser um gênio, só preciso de algumas ideias bem simples:

- Se um assunto pode ser resolvido por simples observação, eu mesmo observo.

Eu soube que o Aristóteles acreditava que as mulheres tinham menos dentes na boca que os homens. Ele afirmava isso, mas nunca abriu a boca da Sra Aristóteles para contar e ter certeza. Ele acreditava porque pensava que sabia. E acreditar que eu sei, sem conferir, é um erro fatal.

Me disseram que os porcos espinhos comem besouros. E eu só sei disso porque me contaram. Agora, se eu fosse escrever um livro sobre os hábitos dos porcos espinhos eu não escreveria isso enquanto não tivesse visto com meus próprios olhos eles aproveitando essa apetitosa dieta. 

O Aristóteles era menos cuidadoso. Existe todo o tipo de guias de autores medievais sobre unicórnios e salamandras, todos dogmáticos, escritos por pessoas que nunca viram uma dessas criaturas na vida.

Porém, alguns assuntos não são tão simples assim. Não dá pra ir lá e ver. Se, como a maioria das pessoas, eu tenho convicções apaixonadas sobre esses assuntos, existem algumas maneiras de se defender das próprias ideias.

Essa pra mim é a mais poderosa:

- Se uma opinião contrária a minha me deixa irritado, isso é um sinal de que, no meu subconsciente, eu já sei que não tenho boas razões para pensar como penso.

Porque se alguém insiste comigo que dois mais dois são cinco e que a Islândia fica na América do Sul eu não sinto raiva, eu sinto pena da pessoa ser tão desinformada da realidade (a não ser que eu saiba tão pouco sobre matemática e geografia que isso vá contra minhas fortes convicções.) 

As controvérsias mais dramáticas são aquelas em que não tem evidências em nenhum dos lados. Preconceito é usado na teologia, mas não na matemática, porque a matemática é um conhecimento, enquanto teologia é só uma opinião. 

Então, quando eu me irrito com uma opinião diferente da minha, já saio do debate e vou cuidar da minha cabeça. Não porque o outro possa estar certo, mas porque eu já sei que estou discutindo algo sem evidências (e por isso que os ateus são os caras mais chatos do mundo: querem provar que não existe algo que eles não acreditam que existe.)

- Uma boa maneira de ficar longe de certos tipos de dogmatismo é buscar conhecer opiniões fora do meu círculo social.

Viajando uma boa porção do nosso país, percebi que hábitos e costumes mudam de uma cidade para a outra. Então vi que era muito rentável diminuir a intensidade do meu preconceito.

Mesmo sem poder viajar, procuro ouvir pessoas que discordam de mim, ler os jornais da opinião contrária. Se essas pessoas me parecem malucas, insanas ou mesmo malvadas, sempre lembro que eu devo parecer o mesmo para elas.

E olha só: Nessa opinião ambos podem estar certos, mas ambos não podem estar errados. E essa reflexão que me deixa sempre cuidadoso com minha opinião. 

- O melhor exercício, de longe, é discutir dentro da cabeça com uma pessoa com a opinião contrária.

Esse exercício tem uma vantagem, só essa, em relação à ouvir alguém de verdade: não estou reduzido ao tempo e espaço atual. Por exemplo: O Mahatma Gandhi odiava os trens, motores e máquinas. Ele queria que o mundo voltasse a ser o que era antes da revolução indsutrial. E eu nunca vou poder voltar no tempo para conversar com alguém que ainda mantenha essa opinião porque hoje todos nós tomamos as tecnologias como garantidas. 

Mas se eu quero ter certeza de que estou certo em concordar com a opinião pública, eu posso trocar uma ideia com o Gandhi dentro da minha cabeça e ouvir o que ele tem contra. Eu acabo me vendo bem menos dogmático e certo das coisas depois desse diálogo imaginário com meu oponente imaginário. Empatia, novamente.

Por fim:

- Tenho muito cuidado com opiniões que me agradam.

Homens e mulheres, nove de dez vezes, vão se convencer firmemente de que são o sexo mais forte. Existe evidência abundante dos dois lados. Se eu sou um homem, posso dizer que a maioria dos cientistas são homens. As mulheres podem então dizer que a maioria dos criminosos também são. É uma questão que, além de sem sentido, é insolúvel, mas quando amacia a auto estima isso se esconde. 

Posso dizer que meu país é o melhor do mundo. É só resolver que o país com o melhor carnaval é o melhor país e que os que tem mais infra-estrutura são os piores e pronto. Qualquer pessoa racional vai saber que essa é outra questão insolúvel (todo o comparativo é um desastre) e que não há resposta certa. Mas mexeu com a auto estima e lá se foi uma boa opinião para o ralo novamente. 

Então eu sempre me lembro que sou apenas um pontinho em um planeta que é um pontinho em um canto qualquer do espaço e que devem haver espécies por aí que nos consideram tão inteligentes quanto consideramos os peixes. 


16 comentários


  • dgorpef

    ] Amoxicillin 500mg fjz.trrs.bardoefada.com.br.djl.ul http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/


  • usokfurukoqu
    500mg Capsules[/url] Amoxicillin 500 Mg Dosage uut.wzmd.bardoefada.com.br.dya.cm http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • afaseigowogu
    500 Mg[/url] Amoxicillin 500mg Capsules uwg.nrfm.bardoefada.com.br.wcw.mk http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • ohofulu
    500mg Capsules[/url] Amoxicillin 500mg Capsules blo.yqfj.bardoefada.com.br.yhw.lf http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • ocnikaqilebo
    Online[/url] Buy Amoxicillin Online rao.mzaf.bardoefada.com.br.qdn.ik http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

Deixe um comentário